terça-feira, 23 de agosto de 2011

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência



Entre os dias 20 e 27, a prefeitura de Resende realizará a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que tem por finalidade destacar a importância das iniciativas de acessibilidade e inclusão na sociedade deste segmento da população.

De acordo com a coordenadora do Cemae (Centro de Atendimento ao Educando), da Secretaria Municipal de Educação, Terezinha Saloto, a programação prevê palestras voltadas para profissionais da educação, mas abertas à comunidade, pais e responsáveis por alunos da rede municipal portadores de deficiência, além de atividades de esporte e lazer.

Um dos destaques da programação será a inauguração das obras e reforma da Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada), cujo nome passa a ser Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio. A escola contará agora com o apoio do Cedear (Centro de Atendimento Auditivo de Resende), que, por meio de uma equipe multidisciplinar, oferecerá exame de audiometria, avaliação e atendimento fonoaudiológico e atendimento psicológico aos estudantes.

Entre as obras realizadas pela prefeitura na Escola Rompendo o Silêncio, estão a construção de uma quadra de esportes coberta, a adequação dos banheiros e de outros ambientes, além da readequação dos espaços físicos destinados à realização das atividades com os alunos. A inauguração acontecerá às 10h de sábado.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência visa estimular ainda mais o debate sobre a importância da inclusão social para as pessoas com deficiência, abrindo um espaço de contato direto com outros segmentos da sociedade, no sentido de ampliar as ações voltadas à promoção humana e à inclusão social.

A Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência está sendo possível graças a uma ação integrada entre as seguintes secretarias municipais: Educação, Saúde e Assistência Social; a Funresp (Fundação Resende Esportes) e o Programa Gente Eficiente, que foi lançado há cerca de dois anos pela administração do prefeito José Rechuan (DEM).

Parabéns a Prefeitura de Resende pela iniciativa,que sirva de exemplo para a nossa Prefeitura de Nilópolis e as demais secretarias: esporte e lazer(se é que existe),secretaria de cultura.
Os Irmãos cadeirantes em geral agradece.