sábado, 19 de novembro de 2011

Deficientes ainda sofrem com os ônibus adaptados no rio.

Prazo para adequação de toda a frota é 2014 O Decreto Federal 5.296 de dezembro de 2004 determina apenas que os novos ônibus que entrarem em circulação no país devem ser acessíveis aos cadeirantes. O prazo para que toda a frota esteja dentro dessa especificação vence em 2014. De acordo com o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC), as denúncias recebidas pela pasta tratam principalmente de equipamentos quebrados e de funcionários despreparados. — Precisamos ouvir a população. Toda quinta-feira, às 14h, acontece uma reunião ordinária da comissão aberta à população — avisa. O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, também acredita que é através da mobilização que as empresas podem se sentir pressionadas: — Quem se sentir lesado deve entrar com uma ação em um Juizado Especial Cível. Apesar dos problemas, o Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município do Rio de Janeiro, informou que "todos os 8.600 ônibus que operam em linhas municipais do Rio já estão em conformidade com as normas e regulamentos técnicos da legislação federal".

Fonte Jornal Extra.

Coloquei essa matéria para terminar com o texto seguinte:

LINHA: 543L - Nova Iguaçu-Méier (via Engenho de Dentro)
Essa foi a minha viagem até o engenhão o elevador de acesso aos cadeirantes travou muito antes de eu estar nele resultado 15 minutos de atraso na saída até a ajuda voluntária que se transformou em elevador humano onde eu pude seguir em viagem "perigosa" pois a porta não podia fechar mas seguimos viagem em comum acordo onde o motorista perguntou:
- Vocês concordam em viajar assim mesmo?
E claro eu e os demais passageiros responderam:
- Sim vamos embora Motorista tem vascão daqui a pouco...rsrs

O Blogger Acesso-Deficiente entrou em contato com assessoria de Imprensa da Empresa de Ônibus Nova Iguaçu-Penha,e eles responderam dessa forma:
os elevadores passam por manutenções periodicamente e os problemas pontuais são resolvidos, assim que os carros chegam nas garagens.

Ou seja tive azar nesse dia. Será?