quarta-feira, 4 de julho de 2012

Acessibilidade foi o tema da Feira nacional








Segundo o dicionário Aurélio, Acessibilidade é a “condição de acesso aos serviços de informação, documentação, comunicação e a qualquer lugar”; Reabilitação é a “restauração à normalidade ou ao mais próximo possível dela”. Pelo mesmo dicionário, Inclusão é “o ato de incluir pessoas na plena participação de todo o processo educacional, laboral e de lazer, bem como em atividades comunitárias e domésticas”. Conceitos relativamente simples, mas que para serem postos em prática necessitam de soluções em forma de conhecimento e equipamentos.
Discutir e propor essas soluções que a  REACESS – Feira Nacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, promoveu  entre os dias 29 de junho e 1° de julho, no Rio Centro, no Rio de Janeiro.

Objetivo foi apresentar novidades em produtos e serviços, novas tecnologias na área de reabilitação visual, sonora, intelectual que contribuem para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência. A feira promoveu discussões inovadoras e a disseminação de informações destinadas as pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas e também aos visitantes e profissionais do setor.
Apontada como o maior evento nacional neste segmento, a Reacess proporcionou soluções em acessibilidade, reabilitação e inclusão. A feira  reuniu 90 expositores apresentando mais de 1.500 itens que podem melhorar a qualidade de vida dos visitantes e publico estimado de nove mil pessoas que irão buscar soluções, tanto em equipamentos como em conhecimentos.
Esteve presentes expositores de agências de emprego, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas e dos segmentos de animais treinados, aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.
O maior atleta paralímpico brasileiro de todos os tempos e nadador da Andef, Clodoaldo Silva, distribuiu autógrafos e tirou fotos com os fãs
Também na quadra, o grupo de dança Corpo em Movimento, Compasso do Corpo e a companhia de dança para melhor idade, Arte de Dançar deram um show e empolgaram o público.
a Andef coordenou as atividades esportivas da quadra da Reacess, mostrando ao público presente as mais diversas modalidades paralímpicas, entre elas: basquete em cadeira de rodas, boccia, tênis de mesa, voleibol sentado, rugbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, futebol de 7 para paralisados cerebrais, entre outros esportes, em parceria com o Vasco Paradesporto, Instituto Benjamin Constant, Adezo, Rio Quad, Santer, Aeterj e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro.


COLABORARAM COM ESSE BLOGGE:
http://www.cantinhodoheitor.com.br
http://educaofsicaadaptadaeeducaoespecial.blogspot.com.br
 http://www.deficientefisico.com