quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Projeto PRAIA PARA TODOS facilita acesso e lazer a cadeirantes na praia: eu apoio!


O projeto tem o nobre o objetivo de tornar as praias do Rio de Janeiro acessíveis para pessoas cadeirantes e com mobilidade reduzida.
O projeto vai estar em dois pontos: Barra da Tijuca, de 9h às 14h, aos sábados e, Copacabana, no mesmo horário, aos domingos. Na Barra a iniciativa estará no Posto 3, como acontece desde 2010 e, em Copacabana, em frente à Rua Francisco Sá, entre o Posto 5 e 6. O período de realização vai de 16 de fevereiro a 9 de junho.
O projeto tem feito várias experiências com medidas de acessibilidade à areia da praia,  como a construção de rampas, o rebaixamento de calçadas e alinhamento do entorno para circulação de cadeirantes e deficientes visuais, além de sinalização sonora e piso tátil.
A iniciativa também tem como objetivo aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, despertar a atenção da opinião pública para a falta de estrutura adequada em uma cidade que sediará os próximos Jogos Paralímpicos.

Para se ter uma ideia, o Posto 3 é o único Posto da Orla com banheiro modificado para uso adequado por pessoas com deficiência.
A intenção do Instituto Novo Ser (INS), organizador do projeto, é consolidar e expandir a ação para que se torne uma realidade em todas as praias cariocas.

Todas as atividades oferecidas gratuitamente são ministradas por profissionais capacitados das áreas de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários do Instituto Novo Ser.

Acho importante procurar saber as dificuldades que um cadeirante enfrenta em seu dia a dia. Da mesma forma que o esporte me ajudou, acredito que pode ajudá-los também.
Quando fomos convidados, me prontifiquei a dar aulas, pois acho que é uma maneira de minimizar algumas dificuldades que eles possam enfrentar. Convido a todos para ajudarem o projeto e as pessoas com deficiência, uma boa oportunidade de atuação.

Acho muito bacana que o PRAIA PARA TODOS possa atender às necessidades de cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia, em cada praia.

Desde o início do projeto foram beneficiadas em torno de 5.000 pessoas que antes não tinham a possibilidade de se divertirem na praia de forma adequada.


Esses são os serviços oferecidos pelo PRAIA PARA TODOS:

·    Stand Up Paddle e Handbike (somente em Copacabana),
·    Esteira para passagem de cadeiras de rodas,
·    Cadeiras anfíbias – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água,
·    Atividades esportivas adaptadas como vôlei sentado de praia, frescobol, peteca, surf adaptado, stand up paddle,
·    Jogos recreativos e piscininha infantil,
·    Vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e sinalização sonora.
Como sempre as coisas só funcionam com boa intenção e humanidade o Acesso-deficiente parabeniza os voluntariados.